segunda-feira, 6 de julho de 2015

Garrafa Sensorial



    Você já ouviu falar em "Garrafa Sensorial"? 

    As garrafas sensoriais são criadas artesanalmente e são super fáceis de fazer. Servem para ajudar no desenvolvimento das crianças, além de prender a atenção dos pequenos e instigar a curiosidade deles. 
    As crianças são exploradoras sensoriais, isto é, exploram os 5 sentidos (visão, audição, tato, olfato e paladar). E se utilizam desses sentidos para reconhecerem o mundo ao redor, se desenvolverem e aprenderem. 
    A garrafa sensorial é um brinquedo que trabalha o lado lúdico e desperta a curiosidade. Por ter movimento e cores capta a atenção da criança, ajudando-a a explorar seus sentidos.
    A idade recomendada para esse brinquedo é dos 6 meses aos 12 meses, pois esse é o período em que ocorre grande desenvolvimento na parte sensorial da criança. Crianças especiais também irão adorar esse brinquedo, que ajuda no desenvolvimento delas.
    O ideal é que se apresente no máximo 3 garrafas por vez aos pequenos, para que ele possa explorar cada uma e dar a devida atenção.
    Garrafas sensoriais são garrafas plásticas de qualquer tamanho, desde que sejam transparentes e com objetos que despertem a curiosidade e o desejo de observação (estrelinhas, bolinhas, bichinhos, dados ou o que você tiver em casa), as cores e formas que quando misturados na água, areia ou outra coisa produzam algum efeito interessante.
   É importante ressaltar que a tampa deve ser muito bem vedada (pode-se usar cola quente, por exemplo).


    Modo de fazer:


    1- Escolha uma garrafa plástica com tampa. (pode ser de qualquer tamanho e formato, desde que seja de plástico, seja transparente e segura para a criança brincar)
    2- Lave muito bem a garrafa e retire o rótulo.
    3- Coloque os objetos na garrafa (selecione materiais de diferentes naturezas que despertem a curiosidade e o desejo de observação).
    4- Vede a tampa para evitar que a criança consiga abrir a garrafa.

    Você pode colocar água, para fazer os materiais coloridos boiarem, ou pode colocar apenas objetos que façam barulho (arroz, feijão, guizos), como em um chocalho.

    Exemplos de garrafas sensoriais:


Usar cores claras e glitter serve também para acalmar a criança.

Bichinhos e objetos de cores e tamanhos variados atraem a curiosidade

Guizos e objetos que produzem som trabalham a audição da criança

Elásticos, clipes e objetos coloridos entretêm 




Fontes: 
http://www.estouautista.com.br/
http://bloggraodegente.com.br/
http://experienciasdaeducacaoinfantil.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário