Apesar do mês de junho já ter chegado ao fim, ainda encontramos muitas festas juninas, ou melhor, festas JULINAS por aí.
Hoje vamos falar um pouco sobre essa festa. Entender as origens, aprender algumas brincadeiras fáceis de fazer com a garotada e um pouco sobre as deliciosas comidas típicas.
Origem da Festa Junina:
- Existem duas explicações para o termo "Festa Junina". A primeira diz que surgiu por causa das festas da colheita que ocorrem durante o mês de junho. A outra versão diz que a festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam uma forma de homenagem para São João. Essa festa foi trazida para o Brasil pelos portugueses. Com forte influência francesa (principalmente na dança marcada), espanhola e portuguesa (dança com fitas) e chinesa (fogos de artifício). A festa junina ganhou elementos da cultura brasileira também. Em cada parte do país há particularidades nas comemorações juninas.
Origem da Festa Julina:
- A festa junina é muito popular e além de animada mistura diversas culturas. Nem tudo que é bom precisa durar pouco, pensando nisso começaram a surgir as festas julinas. São iguais as festas juninas, porém são realizadas em julho. Mais arraiá, mais quermesse, mais fogueira, mais quadrilha, mais diversão.
Tradições:
- A fogueira é a principal marca das festas. Muito citada em músicas, brincadeiras e parte do cenário da quadrilha (dança tradicional). Outra tradição está nos balões, que eram utilizados para anunciar o início dos festejos antigamente (hoje quase não se soltam mais balões por representarem perigo de incêndio e outros acidentes, entretanto ele pode ser usado de forma segura e simbólica na decoração). Também existe a quadrilha, dança de casais com origem francesa, passos marcados e sempre garante a diversão na festa. E não podemos esquecer das bandeirinhas que decoram o arraiá, das brincadeiras típicas, as comidas, músicas e vestuário.
Comida Típica:
- O mês de junho é a época da colheita do milho, então o cardápio das festas são a base desse ingrediente. Pipoca, bolo de milho, pamonha, cural, milho cozido e cuscuz sempre estão presentes. Há também o salsichão, churrasquinho, arroz doce, canjica, amendoim, cocada, pé-de-moleque, paçoca, batata doce, maçã do amor e caldos (verde, de ervilha e de mocotó, por exemplo).
Música:
- As músicas variam de região para região. No nordeste as festas são embaladas por forró, baião e o xote. No sul é comum o fandango (é o conjunto de várias danças populares conhecidas como "marcas", possui passos de sapateado). No centro-oeste geralmente as festas são ao som sertanejo.
Brincadeiras:
- Há diversas brincadeiras para essa data: pescaria, corrida de saco, boca do palhaço, derrubando latas, jogo das argolas, rabo de burro, corrida do ovo na colher, correio elegante e pula fogueira (utilizando uma fogueira falsa para evitar acidentes).
Dicas de brincadeiras:
E os materiais reciclados também podem ser utilizados para fazer brincadeiras:
Pescaria, jogo das argolas, boca do palhaço e derrubando latas são simples de fazer |
Fontes:
http://www.suapesquisa.com/musicacultura/
https://pt.wikipedia.org/
http://www.ensinar-aprender.com.br/
http://www.infoescola.com/
Nenhum comentário:
Postar um comentário