Os museus são excelentes lugares de aprendizagem para as
crianças. Visitar exposições faz com que o pequeno desenvolva um
olhar atento a tudo que lhe rodeia e ainda amplia seu repertório cultural. Além
disso, é possível desenvolver formas de expressão e senso crítico. Para o passeio ser proveitoso para ambas as partes é preciso calma e planejamento.
Saiba como organizar um passeio cultural divertido com os pequenos!
Cotidiano – O interesse por artes deve ser ensinado
desde cedo. Seja por brincadeiras como pintura ou esculturas de argila, como
por imagens de obras de artistas consagrados. O principal é que a criança
entenda o que é arte e como ocorre a expressão artística.
Exposição Interativa - Existem diversos tipos de
exposições, algumas destinadas principalmente para o público infantil, recheada
de interatividade. Se a criança não gosta de ficar muito tempo parada, esse
tipo de exposição pode ser o mais aconselhável.
Gosto da Criança - Se o pequeno curte aviões, por
exemplo, visitas a exposições com esse tema são recomendadas. Sempre busque
temas que interessem a criança.
Regras – Seja claro sobre o que se espera da criança
durante o passeio. Gritar, tocar as obras ou empurrar quem está na frente não é
permitido. Explique todas as regras do passeio antes de saírem de casa, para
evitar futuros problemas.
Ajuda profissional – Alguns museus oferecem visitas
guiadas. Considere participar de uma delas com a família se não dominar o
assunto ou se avaliar que, assim, terá uma experiência mais rica. Algumas
crianças, por exemplo, vão prestar mais atenção se forem levadas a observar a
exposição com essa ajuda.
Seja realista – Um dia inteiro no museu é cansativo
até para adultos, imagine para os menores. Prepare a visita de acordo com a
idade da criança. Uma hora ou duas bem aproveitadas são melhor negócio que
impor uma tarde maçante. Melhor terminar a visita com gosto de “quero mais” do
que “para mim chega”.
Contextualize – Explicar para as crianças que um
quadro foi pintando na época em que a vovó nasceu pode ajudá-la a ter uma ideia
de tempo. Contar que algumas obras tem uma característica comum pode dar uma
ideia do que seja um estilo. Relacionar o que se vê com épocas históricas
também é uma forma ensinar sobre épocas diferentes.
Conclua – Converse com a criança sobre a exposição.
Pergunte o que ela mais gostou, o que o artista quis dizer com sua obra, troque
impressões ou sugira que a criança desenhe ou escreva sobre o que viu.
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário